Programação Orientada à Procedimentos II Programação Orientada à Procedimentos I Processamento Paralelo Lógica de Programação Introdução à Computação Informática Básica

 

 

Informática Básica
Introdução à Computação
Lógica de Programação
Programação Orientada à Procedimentos I
Programação Orientada à Procedimentos II

Processamento Paralelo

Aula 27

Aula 28

Aula 28



Exercícios


1) Usando switch, crie um menu de seleção como o representado abaixo. O usuário deverá entrar com os valores para um vetor de 10 elementos do tipo inteiro. O programa deverá ordenar os elementos do vetor de acordo com a opção escolhida pelo usuário (crescente ou decrescente). O programa deverá ter 3 funções: main, preencher_vetor e ordenar_vetor, onde o vetor deverá ser passado por referência e as demais variáveis passadas por valor.

            ------------------------------
            --                          --
            --  1) Crescente            --
            --                          --
            --  2) Decrescente          --
            --                          --		
            ------------------------------
             Selecione uma opcao: 
			
			



2) Elaborar um programa que possua uma função que efetue e permita apresentar o total do somatório dos N primeiros números inteiros, definidos por um operador.
(1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + ... N).




3) Ler dois vetores A e B. Construir um vetor C, sendo este a junção dos dois vetores. Desta forma, C deverá ter o dobro de elementos de A e B. Neste exercício, deverá ser criada uma função para cada tarefa do programa, ou seja, serão quatro sub-rotinas, sendo duas para leituras dos vetores, uma para junção e a última para apresentação dos dados. O programa principal deverá chamar as rotinas definidas.




4) Criar um programa que efetue o cálculo de uma prestação em atraso. Para tanto, utilize a fórmula PREST = VALOR + (VALOR*(TAXA/100)*TEMPO). Usar função e passagem por valor e por referência.




5) Desenvolva um programa que crie uma função para calcular o valor de uma potência de um número qualquer, ou seja, ao se informar para a sub-rotina o número e a sua potência, deverá ser apresentado o seu resultado. Por exemplo, se for mencionado no programa principal a sub-rotina POTÊNCIA (2, 3), deverá ser apresentado o valor 8.




6) Ler um vetor A com 12 elementos. Após sua leitura, colocar os seus elementos em ordem crescente. Depois ler um vetor B também com 12 elementos, colocar os elementos de B em ordem crescente. Construir uma matriz C, onde cada elemento de C é a soma do elemento correspondente de A com B. Colocar em ordem crecente o veror C e apresentar seus valores.




7) Desenvolver um programa que controle as notas bimestrais de 18 alunos de uma sala de aula. Desta forma, o programa deverá efetuar o cálculo da média de cada aluno, sendo que será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7. O programa em questão deverá executar as seguintes rotinas:

- cadastrar os 18 alunos (no. de matrícula) e suas notas, calcular a média e colocar em ordem crescente de acordo com o número de matrícula;
- listar alunos aprovados;
- listar alunos reprovados.