Equipe de professores do curso 

Os professores do curso são astrônomos, todos pesquisadores doutores ou pós-graduandos do programa de Pós-graduação em Física e Astronomia da Univap.

 

  • alexandre Soares de oliveira

    Fez graduação em Física (Bacharelado) pela USP (1994), mestrado em Astronomia pela USP (1998) e doutorado em Astronomia pela USP (2003). Foi Astrônomo Residente no Telescópio SOAR, Chile, entre 2004 e 2006. Tem experiência na área de Astrofí­sica Estelar, atuando principalmente na área de Variáveis Cataclísmicas. 

  • angela cristina krabbe

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Foi Astrônoma Residente no Telescópio SOAR, Chile, entre 2008 e 2009. Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: regiões HII, nebulosas planetárias e galáxias em interação.

  • francisco carlos rocha fernandes

    Bacharel em Astronomia (1989) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciência Espacial (1992) e Doutor em Astrofísica - Radioastronomia Solar (1997), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Visiting scholar no Space Sciences Laboratory, da Universidade da Califórnia - Berkeley, USA (1994-1996). Pós-Doutorado (FAPESP) (DAS/INPE, 2000-2002). Extensão Universitária em Gestão e Liderança Universitária (UNIVAP, 2008). Desde 2007, é pesquisador do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Membro da União Astronômica Internacional (IAU) e sócio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Associação Latino-americana de Geofísica Espacial (ALAGE). Assessor da FAPESP, CNPq e MackPesquisa. Revisor do Solar Physics, do Advances in Space Research, do Brazilian Journal of Physics e da Revista Univap.

  • Irapuan rodrigues de oliveira filho

    É Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorou-se em Física em 1999 na mesma universidade. De 2000 a 2003 realizou pós-doutorado no Comissariat à lÉnergie Atomique - CEA-Saclay, França. Pós-dutorado na Universidade Federal do Rio Grande do sul em 2003. De 2004 a 2006 foi Pesquisador Visitante e professor colaborador convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor integral da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e desenvolve suas atividades de pesquisa no IP&D-UNIVAP. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de sistemas estelares a partir das abordagens observacional e numérica através do modelamento por simulações numéricas de N-corpos; dinâmica Galáctica de estrelas binárias de raios-X/Microquasares, movimentos próprios; observação e modelamento numérico de aglomerados de estrelas e galáxias em interação; análise morfológica e cinemática de galáxias. Trabalha com computação paralela de alto desempenho para simulações de N-corpos.

  • oli luiz dors junior

    Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), doutorado em Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Pos doutorado na UFRGS (2006-2008) e no Instituto de Astrofísica de Andalúcia (2008-2009, Espanha). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), desenvolve suas atividades de pesquisa no IP&D-UNIVAP. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Meio Interestelar e Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente nos seguintes temas: regiões HII, evolução química de galaxias e galáxias com núcleos ativos. Atualmente é coordenador do Programa de Pós Graduação em Física e Astronomia da UNIVAP.

  • sergio pilling guapyassu de oliveira

    Sergio Pilling Guapyassu de Oliveira concluiu a graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2000, o mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional em 2002 e o doutorado em Físico-Química pela UFRJ em fevereiro de 2006. Foi pós-doutor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), PUC-Rio no laboratório Van der Graaff e no laboratório Ganil-Fr (atualmente). Publicou mais de 58 artigos em periódicos especializados/ revistas científica. Possui mais de 556 citações (fator H=16). Atualmente trabalha como professor pesquisador na Universidade do Vale do Paraiba (UNIVAP). Foi coordenador do curso de mestrado do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da Univap (2014-2016). Atua nas áreas de Laboratório de Astrofísica ou Astroquímica Experimental, Astrobiologia, Física Experimental e Fisico-Química com ênfase em Espectroscopia Molecular (TOF-MS), Fisica atomica e molecular e Espectroscopia Infravermelho (FTIR). Leciona disciplinas na graduação e na pós-graduação. Orienta alunos de graduação e de pós-graduação. Coordena o Laboratório de Astroquímica e astrobiologia da Univap (LASA), um investimento de mais de um milhão de reais. Além de se dedicar a pesquisa, tem experiência na área de divulgação científica. Membro eleito da comissão de organização F3 Astrobiology (ago/2015) da Uniao Astronomica Internacional - IAU. Docente Permanente do Programa de Pos-Graduação em Fisica PG-FIS do Instituto Tecnologico da Aeronautica (ITA).

  • matheus soares palhares

    Possui graduação em Física (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e mestrado em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2015). Atualmente é doutorando em Física e Astronomia da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Física e Astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e estrelas variáveis cataclísmicas magnéticas.                                                                                                                                                      

  •