- Esse ícone permiti recortar uma cena e enviar para um arquivo no diretório padrão no formato (jpg), arquivo será nomeado como ImgCCRV.pjg podendo ser usado em outras aplicações como uma imagem.

 

    -  Cria recurso de âncora em uma figura, permitindo que a figura ou cena sejam selecionadas como um link HTML. Bastando selecionar a figura ou grupo de figuras e clicar no ícone acima.

 

   - Cria um agrupamento de figuras permitindo que outros recursos sejam usados por esse grupo. Basta selecionar o grupo de figuras e clicar no ícone.

 

  - Cria recuso de reutilização de uma cena o figura. Para se aplicar o reuso basta que a figura seja identificada por intermédio do comando DEF. ao selecionar o ícone a janela abaixo será mostrada.

 

 

Nesta janela o usuário irá encontrar uma sugestão de nome padrão para chamada da referência da figura original da cena que foi criada anteriormente pelo nó DEF. A mensagem para solicitar essa informação vem precedida dos parâmetros opcionais (:r, :t e : s) que devem ser colocado à frente do nome definido na para a figura caso haja transformação para figura ou cena.

 

:r – Solicita os parâmetros de rotação para os eixos x,y,z. A tela abaixo será mostrada pedindo mais um parâmetro (g) , que será o valor da rotação em graus exemplo: 0 1 0 g45, seria rotação de 45 graus no eixo y.

 

 

:t – Exibe a tela para atribuir os valores de translação da figura, para (x,y e z).

 

:s – Mostra a tela para atribuição de valores para escala da figura na cena, para (x,y e z).

 

 

 

Observação: Em caso de opção por rotação, translação e escala basta usar os três parâmetros juntos. Lembrando que os valores de x,y e z devem ser seguidos de espaço.

 

  - Cria protótipo para uma figura em uma cena permitindo que parâmetros sejam passados mudando as características da nova figura.

 

 

 

 

A tela acima será aberta solicitando as propriedades (Campo, Conteúdo,Tipo e Nome).

 

Campo – Permite cria o nome para a propriedade (campo) que será criado como parâmetro.

 

Conteúdo – Permite que seja atribuído um conteúdo para esse campo (atributo).

 

Tipo – Define o tipo de dados que esse campo irá assumir, SFColor (cores padrão RGB), SFFloat (números de ponto flutuante), SFBoolean (valor booleano TRUE ou FALSE), SFInt32 (Valores do tipo inteiro) e SFString (valores do tipo cadeia de caracteres).

 

Nome – Define o nome a ser colocado para o protótipo que estará sendo criado.

 

O botão confirmar grava as informações exibindo na lista conforma o desenho mostrado no exemplo field SFColor cor 1 0 0.

O botão remover apaga um campo criado permitindo que seja criado um novo.

Caso nenhum campo seja colocado será criada somente a estrutura do protótipo para que o usuário preencha.

 

* - Criando modelo colisão. A tela abaixo será exibida.

 

 

O campo irá solicitar o nome da estrutura de colisão que será criada um o nome (COLISAO) será sugerido; Caso esse nome seja precedido de –a uma caixa de dialogo será aberta para escolha de um arquivo de som do tipo wav ou mp3 ou compatível.

 

 - Cria grade de elevação. A tela abaixo será exibida.

 

 

Dimensão do eixo x – Deve ser um número inteiro positivo e maior que zero.

Dimensão do eixo z – Deve ser um número inteiro positivo e maior que zero.

 

Essas dimensões se reportam as linha e colunas da grade de Altura no caso (4 x 4).

Espaçamento –X : Definem os espaços em entre as colunas.

Espaçamento –Z : Definem os espaços em entre as linhas.

Ângulo de prega : deve ser colocado em graus.

Sólido : se a figura será mostrada ou não dos dois lados (FALSE); Padrão que determina que a figura será mostrada dos dois lados. A grade é para que o usuário digite os valores de elevação da figura de acordo com o ponto desejado.

 

* - Fixa uma figura em um ponto da cena. Será aberta a janela abaixo.

 

 

A janela acima irá solicitar três parâmetros que irão permitir a fixação do eixo de rotação. (x,y e z).