Programação Orientada à Procedimentos II Programação Orientada à Procedimentos I Processamento Paralelo Lógica de Programação Introdução à Computação Informática Básica

 

 

Informática Básica
Introdução à Computação
Lógica de Programação
Programação Orientada à Procedimentos I
Programação Orientada à Procedimentos II

Processamento Paralelo

Aula 8

Aula 9

Aula 10



Limpando a Tela


Apagando Até o Final da Linha Atual


Apagando a Linha Atual da Tela


Posicionando o Cursor


Determinando a Posição de Coluna e de Linha


Inserindo um Linha em Branco





Limpando a Tela

Função clrscr()

A maioria dos compiladores C não fornece uma função que permita limpar a tela. No entanto, caso esteja usando oTurbo C++ Lite, o Borland C ou o Microsoft C, você pode usar a função clrscr para limpar o conteúdo de uma janela modo texto, como mostrado aqui:

# include "conio.h" 

void clrscr(void);

O programa a seguir, usa a função clrscr para limpar a tela de vídeo:

# include "conio.h" 
# include "stdio.h"

void main(void)
{
      clrscr;
}

Apagando Até o Final da Linha Atual

Função clreol()

À medida que seus programas forem efetuando E/S (entrada/saída) na tela, algumas ezes você poderá querer apagar o conteúdo de uma linha da posição atual do cursor até o final da linha. Para fazer isso, seus programas podem usar a função clreol como mostrado aqui:

# include "conio.h"

void clreol(void);

A função clreol apaga o conteúdo da linha atual a partir da posição do cursor, sem mover o cursor.


Apagando a Linha Atual da Tela

Função delline()

À medida que seus programas efetuarem E/S baseada na tela, algumas vezes você desejará apagar o conteúdo da linha atual, movendo toda a saída que segue uma linha para cima. Em tais casos, seus programas podem usar a função delline, como mostrado aqui:

# include "conio.h"
void delline(void);

O programa a seguir, preenche a tela com 24 linhas de texto. Quando você pressionar Enter, o programa usará delliine para apagar as linhas 12, 13 e 14, como mostrado aqui:

# include "conio.h"
# include "stdio.h"

void main(void)
{
      int linha;
      clrscr();
      for (linha=1; linha<25;linha++)
          printf(" esta é a linha %d\r\n", linha);
      printf("pressione uma tecla para continuar");
      getch();
      gotoxy(1,12);
      for(linha=12; linha <15; linha++)
          delline();
      gotoxy(1,25);
}

Posicionando o Cursor para Saída na Tela

Função gotoxy()

É possível usar o controlador de dispositivo ansi.sys para posicionar o cursor para as operações de escrita na tela. Se você estiver trabalhando no ambiente do DOS, muitos compiladores fornecerão a função gotoxy que lhe permitirá posicionar o cursor em uma interseção específica de linha e coluna, como mostrado aqui:

	
#include "conto .h"
# include "conio.h"

void gotoxy(int coluna, int linha);

O parâmetro coluna especifica uma posição de coluna (x) de 1 até 80. O parâmetro linha especifica uma posição de linha (y) de 1 até 25. Se um dos valores for inválido, o compilador ignorará a operação gotoxy. O programa a seguir usa a função gotoxy para exibir saída na tela em posições especificas:

#include "conio.h"
# include "stdio.h"

void main(void)
{
   clrscr();
   gotoxy(l, 5);
   printf ("saida na linha 5 coluna l\n"); 
   gotoxy(20, 10);
   printf ("saida na linha 10 coluna 20\n");
}

Determinando a Posição de Linha e de Coluna

Funções wherex() e wherey()

Em muitos casos, seus programas poderão querer conhecer a posição atual do cursor antes de executar uma ope-ração de E/S na tela. As funções wherex e wherey retornam a coluna e a linha do cursor, como mostrado aqui:

# include "conio.h"
# include "stdio.h"

int wherex (void);
int wherey (void);

O programa a seguir limpa a tela, escreve três linhas de saída, e, depois, usa as funções wherex e wherey para determinar a posição atual do cursor:

# include "conio.h"

void main(void)
{
   int linha, int coluna;
   clrscr();
   printf (" Esta é a linha l \r\n");
   printf (" A linha 2 é um pouco mais longa \r\n"); 
   printf ("Esta é a última linha");
   linha = wherex ();
   coluna = wherey();
   printf (" \r\n A posicao do cursor era lin %d col %d \n", linha, coluna);
}

Inserindo Uma Linha em Branco na Tela

Função insline()

À medida que seus programas efetuarem operações de E/S baseadas na tela, algumas vezes você desejará inserir uma linha em branco na tela para poder inserir texto no meio de texto existente. Para fazer isso, seus programas podem usar a função insline, como mostrado aqui:

# include "conio.h"

void insline (void);

Quando você chama a função insline, todo o texto abaixo da posição atual do cursor move-se para baixo da linha. A linha na parte inferior da tela rola para fora da janela. O programa a seguir escreve 25 linhas de texto na tela. O programa então usa a função insline para inserir texto na linha 12, como mostrado aqui:

#include "conio.h"
#include "stdio.h"

void main(void)
{
   int linha;

   clrscr();

   for (linha = 1; linha < 25; linha++)
       printf("Esta ‚ a linha %d\r\n", linha);

   printf("Pressione uma tecla para continuar: ");
   getch();

   gotoxy(1, 12);
   insline();
   printf("Isto ‚ novo texto!!!");
   gotoxy(1, 25);
}