Limpando a Tela
Apagando Até o Final da Linha Atual
Apagando a Linha Atual da Tela
Posicionando o Cursor
Determinando a Posição de Coluna e de Linha
Inserindo um Linha em Branco
Limpando a Tela
Função clrscr()
A maioria dos compiladores C não fornece uma função que permita limpar a tela.
No entanto, caso esteja usando oTurbo C++ Lite, o Borland C ou o Microsoft C,
você pode usar a função clrscr para limpar o conteúdo de uma janela modo texto,
como mostrado aqui:
# include "conio.h"
void clrscr(void);
O programa a seguir, usa a função clrscr para limpar a tela de vídeo:
# include "conio.h"
# include "stdio.h"
void main(void)
{
clrscr;
}
Apagando Até o Final da Linha Atual
Função clreol()
À medida que seus programas forem efetuando E/S (entrada/saída) na tela, algumas
ezes você poderá querer apagar o conteúdo de uma linha da posição atual do cursor
até o final da linha. Para fazer isso, seus programas podem usar a função clreol
como mostrado aqui:
# include "conio.h"
void clreol(void);
A função clreol apaga o conteúdo da linha atual a partir da posição do cursor,
sem mover o cursor.
Apagando a Linha Atual da Tela
Função delline()
À medida que seus programas efetuarem E/S baseada na tela, algumas vezes você
desejará apagar o conteúdo da linha atual, movendo toda a saída que segue uma
linha para cima. Em tais casos, seus programas podem usar a função delline, como
mostrado aqui:
# include "conio.h"
void delline(void);
O programa a seguir, preenche a tela com 24 linhas de texto. Quando você pressionar
Enter, o programa usará delliine para apagar as linhas 12, 13 e 14, como mostrado
aqui:
# include "conio.h"
# include "stdio.h"
void main(void)
{
int linha;
clrscr();
for (linha=1; linha<25;linha++)
printf(" esta é a linha %d\r\n", linha);
printf("pressione uma tecla para continuar");
getch();
gotoxy(1,12);
for(linha=12; linha <15; linha++)
delline();
gotoxy(1,25);
}
Posicionando o Cursor para Saída na Tela
Função gotoxy()
É possível usar o controlador de dispositivo ansi.sys para posicionar o cursor
para as operações de escrita na tela. Se você estiver trabalhando no ambiente do
DOS, muitos compiladores fornecerão a função gotoxy que lhe permitirá posicionar
o cursor em uma interseção específica de linha e coluna, como mostrado aqui:
#include "conto .h"
# include "conio.h"
void gotoxy(int coluna, int linha);
O parâmetro coluna especifica uma posição de coluna (x) de 1 até 80. O parâmetro
linha especifica uma posição de linha (y) de 1 até 25. Se um dos valores for inválido,
o compilador ignorará a operação gotoxy. O programa a seguir usa a função gotoxy
para exibir saída na tela em posições especificas:
#include "conio.h"
# include "stdio.h"
void main(void)
{
clrscr();
gotoxy(l, 5);
printf ("saida na linha 5 coluna l\n");
gotoxy(20, 10);
printf ("saida na linha 10 coluna 20\n");
}
Determinando a Posição de Linha e de Coluna
Funções wherex() e wherey()
Em muitos casos, seus programas poderão querer conhecer a posição atual do cursor
antes de executar uma ope-ração de E/S na tela. As funções wherex e wherey retornam
a coluna e a linha do cursor, como mostrado aqui:
# include "conio.h"
# include "stdio.h"
int wherex (void);
int wherey (void);
O programa a seguir limpa a tela, escreve três linhas de saída, e, depois, usa as
funções wherex e wherey para determinar a posição atual do cursor:
# include "conio.h"
void main(void)
{
int linha, int coluna;
clrscr();
printf (" Esta é a linha l \r\n");
printf (" A linha 2 é um pouco mais longa \r\n");
printf ("Esta é a última linha");
linha = wherex ();
coluna = wherey();
printf (" \r\n A posicao do cursor era lin %d col %d \n", linha, coluna);
}
Inserindo Uma Linha em Branco na Tela
Função insline()
À medida que seus programas efetuarem operações de E/S baseadas na tela, algumas
vezes você desejará inserir uma linha em branco na tela para poder inserir texto
no meio de texto existente. Para fazer isso, seus programas podem usar a função
insline, como mostrado aqui:
# include "conio.h"
void insline (void);
Quando você chama a função insline, todo o texto abaixo da posição atual do cursor
move-se para baixo da linha. A linha na parte inferior da tela rola para fora da
janela. O programa a seguir escreve 25 linhas de texto na tela. O programa então
usa a função insline para inserir texto na linha 12, como mostrado aqui:
#include "conio.h"
#include "stdio.h"
void main(void)
{
int linha;
clrscr();
for (linha = 1; linha < 25; linha++)
printf("Esta ‚ a linha %d\r\n", linha);
printf("Pressione uma tecla para continuar: ");
getch();
gotoxy(1, 12);
insline();
printf("Isto ‚ novo texto!!!");
gotoxy(1, 25);
}
|