325ª Edição - Ano XIII
De 21 de abril a 14 de maio de 2021
         
 
Programa de Bolsa Santander Graduação - Edição 2021
Alunos Selecionados

Isabella Fernanda
 
Amanda Ferreira
 
Thainara Gouveia
 
Nathália Santana

A Univap, por intermédio da Reitoria, publicou, no dia 7 de maio, o resultado do processo seletivo para a concessão de bolsas de estudo do Programa de Bolsas Santander Graduação – Edição 2021.
O objetivo do Programa é contribuir, por meio de apoio financeiro, aos estudantes de ensino superior com excelência acadêmica e em situação de vulnerabilidade social, para que tenham a oportunidade de dar continuidade aos estudos, incrementando a qualidade na formação acadêmica.
Em 2021, foram concedidas 8 (oito) bolsas e os universitários contemplados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00 mensais durante o período de 12 meses, que serão creditados na sua conta corrente individual do Banco Santander.
Para participar do Programa, os interessados inscreveram-se no site: https://www.becas-santander.com/pt/program/graduacao2021 e observaram todas as etapas e critérios do processo seletivo.
Os alunos contemplados com a Bolsa Santander, de acordo com o Edital nº 01/2021 e respectivos Editais de Retificações 01 e 02, foram:

Alunos Selecionados

Faculdade/Curso

Amanda Ferreira Leandro

Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Psicologia

Isabella Fernanda de Souza Siqueira Bocardi

Faculdade de Direito (FD) – Curso de Direito

Beatriz Ribeiro Strapaissi

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) – Curso de Arquitetura e Urbanismo

Fernanda Alves Figueiredo

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) – Curso de Ciências Contábeis

Gabriel Anthony Crispim Bárbara

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) – Curso de Engenharia Biomédica

Janlucca Bruneri Mirasol

Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Química

Nathália Bruna Tertuliano Santana

Faculdade de Direito (FD) – Curso de Direito

Thainara Alves Gouvêa

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) – Curso de Engenharia Civil


A Univap, que mantém parceria com o Santander Universidades desde 2012, já contemplou dezenas de alunos por intermédio de seus Programas: extinto Mundi/Fórmula; Ibero-Americanas (desde 2014); Santander Graduação (desde 2018) e Superamos Juntos (desde 2020).

IP&D/Univap Presta Serviços à Comunidade
Equipamentos podem ser usados pelo setor público ou privado
A partir de maio de 2021, a Univap, por intermédio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), presta serviços tanto à comunidade acadêmica de universidades públicas e privadas quanto ao setor privado, junto à Central de Laboratórios Multiusuários (CLM), para a utilização de equipamentos de última geração.
A CLM oferta serviços com equipamentos altamente especializados:

  • Microscópio Eletrônico de Varredura - MEV
  • Microscópio Confocal
  • Espectrofotômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier - FTIr
  • Citômetro de Fluxo BD - Accuri C6 Plus
  • Espectrofotômetro de Absorção Atômica Aanalyst 200 Perkin Elmer
  • Cromatógrafo a Gás - CG
  • Reômetro Thermo Scientific Haake
  • DRX - Difração de Raios X
  • Micotrac - contador de partículas a laser
  • TGA/DSC - Análise termogravimétrica/Calorimetria exploratória diferencial
  • Entre outros.

Para utilizar os equipamentos na CLM/IP&D é necessário preencher o formulário que consta no endereço abaixo e aguardar retorno por parte dos responsáveis:

https://www.univap.br/universidade/instituto-de-pesquisa/central-lab-mult-clm/prestacao-de-servicos.html

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), criado em 1996, concentra vários laboratórios de pesquisa, das mais diversas áreas. Seus 44 laboratórios e mais um Observatório de Astronomia e Física Espacial fazem da Univap referência no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Os laboratórios estão distribuídos em dois prédios no Campus Urbanova, construídos especificamente para a realização de projetos de pesquisa, bem como para administrar os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
Os projetos de pesquisa científica da Universidade possuem apoio das principais agências de fomento do País, entre elas, o CNPq, a Fapesp e a Finep.
Os laboratórios possuem equipamentos de tecnologia de ponta e de alta precisão para o desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.
Atualmente a Univap oferece os seguintes Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado Acadêmico em: Engenharia Biomédica, Física e Astronomia, Planejamento Urbano e Regional; Mestrado Profissional em: Processamento de Materiais; Doutorado em: Engenharia Biomédica, Física e Astronomia, Planejamento Urbano e Regional.

Microscópio Eletrônico de Varredura - MEV
 
Microscópio Confocal
 
Espectrofotômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier - FTIr

Citômetro de Fluxo BD - Accuri C6 Plus
 
Espectrofotômetro de Absorção Atômica Aanalyst 200 Perkin Elmer
 
Cromatógrafo a Gás - CG

Reômetro Thermo Scientific Haake
 
DRX - Difração de Raios X
 
Micotrac - contador de partículas à laser

TGA/DSC - Análise termogravimétrica/Calorimetria exploratória diferencial
 
Estereoscópio
 
Entrada principal da CLM

Biotério
 
Vista parcial interna do Biotério
 
Sala 1 - Biotério

Sala 2 - Biotério
 
Sala 3 - Biotério

Saiba mais: www.univap.br

TCCs da Engenharia Civil da Univap
Destaque no Informativo da HUESKER Brasil - Reforçando Ideias - Ano 14

O Prof. Guillermo com as alunas Marina e Tamires

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de autoria das alunas do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, Cynthia Darrigo Vidal/Raianny de Freitas Rodrigues e Marina Stephanie do Prado Alves/Tamires Cristina de Mello Queiroz, foram destaque na publicação do Informativo Reforçando Ideias, Edição trimestral de janeiro, fevereiro, março/2021 – Ano 14, na empresa HUESKER Brasil.
Sob a orientação do Prof. Dr. Eng. Guillermo Montestruque, os TCCs intitulados: “Importância da Geogrelha nos Parâmetros de Fratura em Misturas Asfálticas” e “Determinação da Energia de Fratura em Misturas Asfálticas Modificadas por Borracha Reforçadas com Geogrelha” ressaltam a necessidade da pesquisa experimental e enfatizam que a Univap disponibiliza na Faculdade o Laboratório de Mecânica de Solos e Engenharia de Pavimentos, que vem realizando pesquisas inéditas com excelentes resultados.
Nos resumos dos TCCs, as alunas esclarecem que o objetivo principal dos trabalhos é determinar os parâmetros de fratura em corpos de prova em Misturas Asfálticas Usinadas a Quente (CBUQ) com a inserção de geogrelhas através do ensaio “Semi Circular Bending Test” (SCB), nunca antes ensaiados com geogrelha em nível mundial, já que os equipamentos convencionais de compactação não permitem a inserção da geogrelha. Por meio de uma forma inventada para essa finalidade, foram possíveis as moldagens dos corpos de prova semicirculares com a inserção de dois tipos de geogrelhas: uma de poliéster (PET) e outra de PVA. Os resultados mostraram que o benefício da inserção da geogrelha em termos de dissipação da energia de fratura foram muito superiores, comparados com seu similar sem a geogrelha. A concentração de tensões na ponta da trinca é dissipada. Nos corpos de prova com geogrelha, os parâmetros de abertura, comprimento e de velocidade de propagação da trinca são muito mais lentos, no que se traduz em maior vida de serviço do pavimento restaurado. Foi observado também um aumento da resistência à ruptura e à tração dos corpos de prova com o elemento geogrelha e a geogrelha de PVA apresentou um incremento de resistência maior, comparada à de PET (Figura 1).

Figura 1 - Resultados quantitativos e qualitativos dos ensaios

O comportamento de fadiga de Misturas Asfálticas a Quente foi estudado durante décadas. O projeto de um pavimento asfáltico novo é muito diferente do projeto de restauração de um pavimento antigo por diversos aspectos. Para o caso de um pavimento novo, o fenômeno de fadiga é muito importante, no entanto, para o caso de uma restauração por meio de um recapeamento asfáltico, o mecanismo de fratura predomina na propagação da trinca de reflexão.
De acordo com o Prof. Dr. Guillermo, na pesquisa foi implantado um novo procedimento para obtenção dos corpos de prova com geogrelha no experimento, método consagrado, posteriormente, pelas alunas Marina Alves e Tamires Queiroz, do mesmo curso.

Projeto de Apadrinhamento de Animais Silvestres (PAAS)
Contribuição para manutenção do CRAS e CEN

Por intermédio da Portaria Conjunta nº 01/P-R/2021, publicada na Intranet em 7 de abril de 2021; do Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; e do Reitor da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, foi instituído o "Projeto de Apadrinhamento de Animais Silvestres" (PAAS), como ação de extensão na área ambiental da Univap.

Araras, Tucanos, Macacos e outras espécies estão sob os cuidados do CRAS

O Projeto, junto ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, será desenvolvido como atividade de extensão na área ambiental, com o objetivo de promover o apadrinhamento de animais silvestres cativos, a ser realizado por pessoas físicas (naturais) ou pessoas jurídicas (empresas, indústrias em geral) interessadas na causa, mediante doações em dinheiro e/ou doação de utensílios necessários para a manutenção do referido Projeto (equipamentos e/ou materiais em geral).

Tratadores e estagiários cuidam da alimentação balanceada dos animais

Uma página no site da Universidade está sendo criada e será disponibilizada em breve para que pessoas ou empresas possam fazer as doações em dinheiro, que serão de, no mínimo, R$50,00 (cinquenta reais). Essa parcela poderá ser anual, semestral, mensal ou única. As referidas doações serão efetivadas, unicamente, mediante depósito em conta corrente bancária da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, a ser indicada oportunamente na referida página no site.


Violência e Criminalidade
Palestra aos alunos da Faculdade de Direito da Univap

 
O Prof. Dr. Frediano José Momesso Teodoro e o Prof. Dr. Moacyr Costa Neto, idealizadores do Núcleo de Pesquisa de Direito das Relações Sociais da Faculdade de Direito (FD) da Univap, para dar início às atividades do referido Núcleo, convidaram o jornalista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), para ministrar uma palestra aos alunos sobre “Violência e Criminalidade”, no dia 11 de maio, a partir das 19h30, pelo canal do YouTube da FD. Bruno Paes Manso é Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Ciência Política também pela USP, graduação em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). É Pesquisador de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade, bem como pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia. É autor dos livros: A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, em parceria com a socióloga Camila Nunes Dias (2018); A República das Milícias (2020); Narrativas em Disputa (2016); Homicide in São Paulo (2016); O Homem X: uma reportagem sobre a alma do assassino de São Paulo (2005).
   

Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza – H1N1) na Univap

 

Professores e alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) colaboram com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos na Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza – H1N1), para atender a população residente no entorno da Universidade.
A imunização iniciou no dia 3 de maio, sendo a primeira etapa (de 3 a 7 maio) destinada a gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, e a segunda etapa (dias 10, 12 e 14 de maio) ao público de professores e a pessoas com 60 anos ou mais.
Todos os atendimentos ocorreram nos períodos da manhã, tarde e noite, em estrutura drive thru dentro do Campus Urbanova.
Todas as medidas preventivas foram adotadas, com a aferição da temperatura na Portaria Central do Campus e no drive thru; uso permanente de máscara; higienização das mãos com álcool em gel; e distanciamento, conforme as normas de biossegurança do Campus.


Planetário Virtual
Sessões às terças-feiras pelas redes sociais


O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap em parceria com o Projeto Céu Profundo estão exibindo pelas redes sociais do Instagram, Twitch e Facebook sessões sobre a Astronomia, com objetivo de estabelecer uma ponte entre o mundo acadêmico e a população.
As sessões têm uma hora de duração e são exibidas às terças-feiras, às 20 horas, com a participação de astrônomos profissionais de instituições científicas e amadores, que em conjunto buscam divulgar a educação científica.
Os interessados poderão acompanhar as sessões pelo YouTube e Twitch: Céu Profundo; Instagram: @ceuprofundo; Facebook: observatoriodeastronomiaefisicaespacialunivap ou Céu Profundo Astronomia.
O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap foi inaugurado dia 14 de outubro de 2011. A equipe é formada por pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, com grande experiência em pesquisa, extensão e divulgação científica. Já o Projeto Céu Profundo é uma iniciativa colaborativa de divulgação e educação científica, idealizada e mantida pelos astrônomos independentes Wandeclayt Melo, Natália Palivanas e Mariella Patti.


Curso de Formação da Guarda Civil Municipal
Docentes da Univap Colaboram com a Qualificação dos Profissionais

A disciplina de 'Criminologia' ministrada pelo Prof. Dr. Frediano Teodoro da Univap

A Prefeitura de São José dos Campos promoveu, de 20/04 a 11/05, o curso de formação de Classe Distinta da Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de aprimorar a qualificação de seus profissionais que exercem atividades essenciais. No total foram 20 disciplinas, ministradas por 16 especialistas em diversas áreas, como mediação de conflitos, policiamento comunitário e processos gerenciais da gestão pública, entre outros. Participaram como especialistas convidados o Prof. Dr. Frediano José Momesso Teodoro, Coordenador Pedagógico da Faculdade de Direito (FD), que ministrou aulas sobre “Crimes Ambientais”, “Crimes de Abuso de Autoridade” e “Criminologia”; já a Profa. Mestra Débora Guedes e o Prof. Dr. Marcos Valdir Silva, do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), falaram sobre os “Estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso”. O curso, com a carga horária total de 116 horas/aula, segue todas as recomendações de saúde do Plano São Paulo contra o Coronavírus, como uso de máscara e higienização das mãos. Desde 2017, a Guarda Civil Municipal passou por um processo de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais, com cursos e treinamentos constantes. Recentemente, a GCM foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados. Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

Vista parcial do auditório onde foram realizadas as disciplinas

III Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
II Jornada Acadêmica de Engenharias

Minicurso “Introdução à Modelagem e Impressora 3D”

A direção e as Coordenações dos Cursos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap organizaram, de 10 a 12 de maio, a III Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e a II Jornada Acadêmica de Engenharias.
As Jornadas foram criadas com o objetivo de despertar nos graduandos as diversas atividades práticas da profissão dos Arquitetos Urbanistas, Engenheiros e áreas afins. O evento, de maneira geral, busca integrar os estudantes com os profissionais e as empresas das diversas áreas, trazendo tendências de mercado, novas habilidades e mudanças no perfil do profissional.

Palestra “Cultura Zero Acidente”

Os dois eventos simultâneos foram direcionados aos alunos de todos os cursos da Faculdade e transmitidos pelo Plataforma Zoom Educacional, a partir das 19 horas, com a participação de renomados profissionais das diversas áreas do conhecimento.
A FEAU/Univap oferece atualmente os Cursos de: Arquitetura e Urbanismo e de Engenharias: Aeronáutica e Espaço; Agronômica; Ambiental e Sanitária; Biomédica; Civil; Computação; Elétrica; Mecânica; Produção; Química.

Mesa Redonda "FAU São José dos Campos"

Programação
10 de maio/2021 – 19 horas

Minicurso

Segurança na Indústria: pessoas, laboratórios e processo

Roda de conversa

Univap Sustentável: rumo ao resíduo zero

Minicurso 1/2

Introdução à Modelagem e Impressora 3D

Mesa Redonda

Importância do Conhecimento para o Engenheiro Recém-Formado

Palestra

Cuidad en Emergencia – Entre las tensiones y las emancipaciones populares

Palestra

Tecnologia das Construções: Sistema de Formas e Escoramentos para Construção Civil

10 de maio/2021 – 19 horas

Palestra

Arquitetura e Literatura

Roda de Conversa

Experiências Após a Conclusão do Curso: Ser Engenheiro na Prática


Mesa Redonda “ENADE Nota 5

11 de maio/2021 – 19 horas

Roda de conversa

FAU São José dos Campos

Palestra

Cultura Zero Acidente

Minicurso 2/2

Introdução à Modelagem e Impressora 3D

Mesa Redonda

ENADE Nota 5 – Quem São Esses Alunos? Onde Trabalham?

Palestra

Direito à Sustentabilidade

Mesa Redonda

A Importância do Conhecimento para Engenheiros Recém- Formados: Conquista do Seu Espaço no Mercado de Trabalho

Palestra

Materiais Funcionais  Utilizando Celulose e Hemicelulose

Palestra

Processos Construtivos de Sistema Elétricos em Construção

11 de maio/2021 – 20h30

Palestra

Desenvolvimento Econômico: Da História Econômica ao Subdesenvolvimento Brasileiro

11 de maio/2021 – 21 horas

Rodada de Conversa

Experiências Pós a Conclusão do Curso: Ser Engenheiro na Prática

Palestra

Por que Falar de Segurança?


Palestra “Direito à Sustentabilidade”

12 de maio/2021 – 19 horas

Palestra

A Comunicação de Sua Marca Pessoal: Como Ser Efetivo

Minicurso

Biocompatibilidade de Materiais Nanoestruturadps

Mesa Redonda

Mulheres  e a Academia: Desafios e Projeções Futuras

Roda de Conversa

Engenharia Ambiental e Sanitária: “Cases” de Sucesso

Palestra

Experiência do Usuário: Hype ou Requisito de Projeto

Palestra

Durabilidade de Estrutura de Concreto: Prevenção e Manutenção

Palestra

A Importância do Conhecimento Para se Conquistar Seu Espaço no Mercado de Trabalho

12 de maio/2021 – 21 horas

Minicurso

Arquitetura e o Fotógrafo: “O Fotógrafo e o Arquiteto”

Roda de Conversa

Experiências Após a Conclusão do Curso: Ser Engenheiro na Prática


Palestra “Cuidad en Emergencia"

Treinamento Prático no Centro de Estudos da Natureza da Univap
Membros do GAP-SJ-DCTA

 

Membros do Grupo de Contra Incêndio GAP-SJ do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de São José dos Campos participaram, nos dias 4 e 11 de maio, a partir das 14 horas, do Treinamento de Manejo e Contenção de Animais Silvestres, oferecido pela Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Centro de Estudos da Natureza (CEN), por intermédio da equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap, Campus Urbanova.
O treinamento prático foi ministrado pela Médica Veterinária Mariana Ramos Machado e pela Bióloga Claudinéia Aparecida da Silva Araújo, com a participação dos estagiários do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Julia Gritzenco e Luiz Henrique Barroso.
O objetivo é orientar e capacitar pessoas que de alguma maneira têm contato com animal silvestre em relação ao manejo e contenção corretos das espécies.
Empresas, organizações da sociedade civil e outros interessados em participar do Treinamento de Manejo e Contenção de Animais Silvestres do CEN/CRAS da Univap poderão entrar em contato pelo e-mail: crasunivap@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1239, das 08h às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.





 

Agenda de Atividades Acadêmicas - 2021

 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros

Vestibular de Inverno 2021 – Confira as formas de inscrição para ingressar na universidade

Início Imediato

Dia do Químico (FEA)

18 de junho

Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

2 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

28 a 31 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)


11 de agosto
58º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Contador (FCSAC)

22 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Cultura FCSAC

19 e 20 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

18 a 20 de outubro
XXV Encontros de Iniciação Científica da Univap (XXV INIC – XXI EPG – IV CONPAT – XV INIC JR – XI INID)

21 e 22 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
II Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes da Univap (II CONEFEA)

3 a 5 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
ExpoFCSAC (FCSAC)

22 a 26 de novembro