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UNIVAP-FEAU
Expressão Gráfica Gráfica - Projeto Assistido por Computador.
2º semestre de 2009
Curso Arquitetura e Urbanismo - Turma 2° ano
última atualização: 29/08/09

Comandos  Utilizados nesta etapa:

Line

Distance

Offset

OSNAP (Auxílio de precisão)

Edição de Objetos

Trim

Extend

Format/Layer

Arc

WBlock

Insert Block

Explode

Mirror

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 2-Planta: Janelas e Portas.

  • O objetivo do exercício é representar as portas e janelas, para isso faremos as seguintes etapas:

1- Abrir os vãos das portas, passagens e janelas.

2- Criar layers (camadas) específicos para cada tipo de informação do desenho.

3- Desenhar as janelas.

4- Desenhar as portas.

5- Criar blocos das portas.

6- Inserir os blocos das portas nas posições corretas.

1- Abrir os vãos das portas e janelas:

  • Começaremos pelos vãos das janelas, observe no desenho que elas estão encostadas nas paredes, use os comandos LINE, OFFSET ou EXTEND para marcar a largura da janela e depois com o comando TRIM para cortar a alvenaria.

  No pavimento térreo temos 5 janelas. As cotas das janelas informam largura x altura / peitoril.

  • Faça as aberturas das janelas do pavimento superior. São 6 janelas.

  • Faça agora as aberturas das portas e passagens, a posição das portas quando não estiverem no meio das paredes elas estão deslocadas 0,05m dos cantos, este deslocamento são chamados de bonecas é uma pequena alvenaria antes de iniciar a porta.

           As portas estão com cotas de vão livre de passagem e altura (passagem X altura),    portanto devemos acrescentar a dimensão dos batentes, que deverão ser  representados com 0,05m de cada lado. Assim a alvenaria deve ser cortada sempre com 0,10m a mais do valor cotado na porta.

           Para abrir os vão use os comandos Line,OFFSET, EXTEND para marcar as larguras, depois use o comando TRIM para cortar os vãos. As passagens e portas que estão no meio da parede, ou seja, a boneca é maior que 0,10m, use o comando LINE com a opção MIDPOINT do OSNAP para marcar o meio da passagem ou da porta, em seguida use o OFFSET com a metade da medida do vão para cada lado.

        Faça as aberturas das portas e passagens do pavimento superior.

2- Criar layers (camadas) específicos para cada tipo de informação do desenho.

  • Os LAYERS ou CAMADAS servem para organizarmos as informações do desenho, através deles podemos separa os objetos em grupos distintos, permitindo frisar ou omitir informações do desenho. Através dos LAYER também é possível atribuir características específicas para os objetos desenhados como sua cor, espessura e tipo de linha.

  • Para criar um LAYER vá ao menu FORMAT opção LAYER. Aparecerá a janela "Layer Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos LAYERS).

           Observe que já existe um LAYER, é o LAYER "0" (zero), todo desenho tem este LAYER, não é possível apagá-lo. Até agora, tudo que foi desenhado está no LAYER zero.

           Vamos criar um novo LAYER clicando no ícone "NEW LAYER" do gerenciador de LAYERS  . Aparecerá no gerenciador o novo LAYER, no caso "LAYER 1". Altere o nome do LAYER para "ALVENARIA".

           Em seguida configure a cor deste LAYER clicando no quadradinho da cor.

            Aparecerá a janela do seletor de cor, escolha a cor CYAN e depois clique no botão OK.

              Agora observe o "LINETYPE" (tipo de linha), ele está configurado CONTINUOUS, como a linha da alvenaria é linha contínua, não precisaremos alterar esta configuração.

              Em seguida configure o "LINEWEIGHT" (espessura da linha), para 0,40mm e depois clique no botão OK.

Para encerrar a configuração clique do LAYER, clique no botão OK da janela da janela "Layer Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos LAYERS).

Agora temos dois LAYERS, o ZERO e o ALVENARIA. Todos os objetos desenhados até agora estão no layer ZERO, para passarmos estes objetos para o novo layer ALVENARIA, basta selecionar todos os objetos e clicar na barra de propriedades dos objetos que fica na parte superior da tela, e escolher o layer ALVENARIA.

Automaticamente os objetos selecionados passarão para o layer ALVENARIA, adquirindo as propriedades do layer (cor CYAN, linha Continuous e espessura 0,40mm).

 

3- Desenhar as janelas.

  • Agora crie o layer JANELAS, na cor RED, espessura 0,15mm. Ative este layer  clicando no botão "SET CURRENT" do "Layer Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos LAYERS).

  • Desenhe as janelas do pavimento térreo. Atenção que os batentes e os vidros serão representados com 0,05mm.

  • Desenhe as janelas do pavimento superior. Atenção que os batentes e os vidros serão representados com 0,05mm.

4- Desenhar as portas.

  • Crie o layer PORTAS, na cor RED, linha CONTINUOUS e espessura 0,15mm. Ative este layer  clicando no botão "SET CURRENT" do "Layer Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos LAYERS).

Desenharemos 03 tipos de portas,

Desenhe, em um local fora da planta, uma porta de vão livre de passagem 0,80m, com batentes e folha de 0,05m. Conforme o desenho abaixo. Use o comando ARC, pelo MENU DRAW, opção ARC, START,END, DIRECTION, para fazer o arco que indica a abertura da porta. A opção ORTHO deve estar ligada para que você consiga fazer um arco pleno.

Desenhe, em um local fora da planta, uma porta de vão livre de passagem 0,70m, com batentes e folha de 0,05m. Conforme o desenho abaixo.

Desenhe, em um local fora da planta, uma porta de vão livre de passagem 0,60m, com batentes e folha de 0,05m. Conforme o desenho abaixo.

 

5- Criar blocos das portas.

  • Após desenharmos os 3 tipos de portas que usaremos no desenho, vamos criar os blocos destas portas. Os blocos são objetos que podem ser inseridos em outros desenhos. Como as portas são objetos muito usados nos desenhos, não precisaremos desenhá-las várias vezes, basta criar um bloco externo (arquivo que só tem a porta) e toda vez que precisarmos delas, basta inserir este bloco externo (arquivo da porta) no desenho.

  • Para criar o bloco externo da porta de 0,80m de vão de passagem, acione o comando WBLOCK ("W" enter). Aparecerá a janela WRITE BLOCK.

No campo SOURCE ajuste para OBJECTS.

No campo BASE POINT, clique no botão PICK POINT e em seguida clique no ponto do desenho que servirá de ponto base para a inserção do bloco, clique no ENDPOINT do batente da porta de 0,80m conforme o desenho abaixo:

No campo OBJECTS, clique no botão SELECT OBJECTS, e em seguida selecione todos os objetos da porta de 0,80m.

No campo DESTINATION, clique no ícone do FILE NAME AND PATH, aparecerá uma nova janela, escolha a pasta onde deseja gravar o bloco (use seu pendrive) e digite o nome do bloco PORTA080 no campo FILE NAME, clique em SAVE para salvar o bloco.

Crie os blocos das outras portas, salve com os nomes PORTA070 e PORTA060.

6- Inserir os blocos das portas nas posições corretas.

  • Para inserir os blocos nas posições corretas dos desenho, vá ao menu INSERT, opção BLOCK, aparecerá a tela abaixo:

Clique no Botão BROWSE..., na nova janela e procure o arquivo da PORTA080 (no seu pen drive), clique em OPEN.

A janela INSERT voltará, agora com o nome do bloco escolhido na opção NAME

No campo INSERTION POINT, selecione SPECIFY ON-SCREEN, esta opção permite que você coloque o bloco clicando na tela, exatamente onde pretende inserir a porta.

No campo SCALE NÃO SELECIONE a opção SPECIFY-ONSCREEN, pois a escala da porta será 1 em todos os eixos (x,y,z).

No campo rotation você poderá ajustar a rotação da porta, clicando na opção SPECIFY ON-SCREEN (depois você precisará indicar na tela com o mouse a rotação da porta), ou digitando diretamente  no campo angle quantos graus você deseja que o bloco gire em relação à sua posição original.

Algumas portas do desenho abrem no sentido contrário ao dos blocos criados, neste caso coloque a porta invertida e use o comando MIRROR para espelhar o bloco. Será preciso criar uma linha ligando os dois batentes para identificar o eixo de simetria do bloco.

Algumas portas estão em paredes de 0,25m, os batentes das portas serão de 0,25m. Os blocos foram criados com batentes de 0,15, para corrigir, após inserir o bloco use o comando EXPLODE ("X" ENTER) para desagrupar o bloco e arrumar o batente.