2-Planta:
Janelas e Portas.
1- Abrir os vãos
das portas, passagens e janelas.
2- Criar layers
(camadas) específicos para cada tipo de informação do desenho.
3- Desenhar as
janelas.
4- Desenhar as
portas.
5- Criar blocos
das portas.
6- Inserir os
blocos das portas nas posições corretas.
1-
Abrir os vãos das portas e janelas:
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Começaremos
pelos vãos das janelas, observe no desenho que elas estão
encostadas nas paredes, use os comandos LINE, OFFSET ou EXTEND
para marcar a largura da janela e depois com o comando TRIM para
cortar a alvenaria.
No
pavimento térreo temos 5 janelas. As cotas das janelas informam
largura x altura / peitoril.
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Faça agora as
aberturas das portas e passagens, a posição das portas quando
não estiverem no meio das paredes elas estão deslocadas 0,05m
dos cantos, este deslocamento são chamados de bonecas é uma
pequena alvenaria antes de iniciar a porta.
As portas estão com cotas de vão livre de passagem e altura
(passagem X altura), portanto devemos acrescentar
a dimensão dos batentes, que deverão ser representados com
0,05m de cada lado. Assim a alvenaria deve ser cortada sempre com
0,10m a mais do valor cotado na porta.
Para abrir os vão use os comandos Line,OFFSET, EXTEND para marcar as
larguras, depois use o comando TRIM para cortar os vãos. As
passagens e portas que estão no meio da parede, ou seja, a boneca é
maior que 0,10m, use o comando LINE com a opção MIDPOINT do OSNAP
para marcar o meio da passagem ou da porta, em seguida use o OFFSET
com a metade da medida do vão para cada lado.
Faça as aberturas das portas e passagens do pavimento superior.
2- Criar layers
(camadas) específicos para cada tipo de informação do desenho.
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Os LAYERS ou
CAMADAS servem para organizarmos as informações do desenho,
através deles podemos separa os objetos em grupos distintos,
permitindo frisar ou omitir informações do desenho. Através dos
LAYER também é possível atribuir características específicas
para os objetos desenhados como sua cor, espessura e tipo de
linha.
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Para criar um
LAYER vá ao menu FORMAT opção LAYER. Aparecerá a janela "Layer
Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos LAYERS).
Observe que já existe um LAYER, é o LAYER "0" (zero), todo desenho
tem este LAYER, não é possível apagá-lo. Até agora, tudo que foi
desenhado está no LAYER zero.
Vamos criar um novo LAYER clicando no ícone "NEW LAYER" do
gerenciador de LAYERS
.
Aparecerá no gerenciador o novo LAYER, no caso "LAYER 1". Altere o
nome do LAYER para "ALVENARIA".
Em seguida configure a cor deste LAYER clicando no quadradinho da
cor.
Aparecerá a janela do seletor de cor, escolha a cor CYAN e depois
clique no botão OK.
Agora observe o "LINETYPE" (tipo de linha), ele está configurado
CONTINUOUS, como a linha da alvenaria é linha contínua, não
precisaremos alterar esta configuração.
Em seguida configure o "LINEWEIGHT" (espessura da linha), para
0,40mm e depois clique no botão OK.
Para encerrar a
configuração clique do LAYER, clique no botão OK da janela da janela
"Layer Properties
Manager" (Gerenciador de Propriedades dos LAYERS).
Agora temos dois
LAYERS, o ZERO e o ALVENARIA. Todos os objetos desenhados até agora
estão no layer ZERO, para passarmos estes objetos para o novo layer
ALVENARIA, basta selecionar todos os objetos e clicar na barra de
propriedades dos objetos que fica na parte superior da tela, e
escolher o layer ALVENARIA.
Automaticamente os objetos selecionados passarão para o layer
ALVENARIA, adquirindo as propriedades do layer (cor CYAN, linha
Continuous e espessura 0,40mm).
3-
Desenhar as janelas.
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Agora
crie o layer JANELAS, na cor RED, espessura 0,15mm. Ative este
layer clicando no botão "SET CURRENT"
do
"Layer Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos
LAYERS).
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Desenhe as janelas do pavimento térreo. Atenção que os batentes
e os vidros serão representados com 0,05mm.
4- Desenhar as
portas.
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Crie o layer
PORTAS, na cor RED, linha CONTINUOUS e espessura 0,15mm.
Ative este layer clicando no
botão "SET CURRENT"
do
"Layer Properties Manager" (Gerenciador de Propriedades dos
LAYERS).
Desenharemos 03
tipos de portas,
Desenhe, em um
local fora da planta, uma porta de vão livre de passagem 0,80m, com
batentes e folha de 0,05m. Conforme o desenho abaixo. Use o comando
ARC, pelo MENU DRAW, opção ARC, START,END, DIRECTION, para fazer o
arco que indica a abertura da porta. A opção ORTHO deve estar ligada
para que você consiga fazer um arco pleno.
Desenhe, em um
local fora da planta, uma porta de vão livre de passagem 0,70m, com
batentes e folha de 0,05m. Conforme o desenho abaixo.
Desenhe, em um
local fora da planta, uma porta de vão livre de passagem 0,60m, com
batentes e folha de 0,05m. Conforme o desenho abaixo.
5-
Criar blocos das portas.
-
Após
desenharmos os 3 tipos de portas que usaremos no desenho, vamos
criar os blocos destas portas. Os blocos são objetos que podem
ser inseridos em outros desenhos. Como as portas são objetos
muito usados nos desenhos, não precisaremos desenhá-las várias
vezes, basta criar um bloco externo (arquivo que só tem a porta)
e toda vez que precisarmos delas, basta inserir este bloco
externo (arquivo da porta) no desenho.
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Para criar o
bloco externo da porta de 0,80m de vão de passagem, acione o
comando WBLOCK ("W" enter). Aparecerá a janela WRITE BLOCK.
No campo SOURCE
ajuste para OBJECTS.
No campo BASE
POINT, clique no botão PICK POINT e em seguida clique no ponto do
desenho que servirá de ponto base para a inserção do bloco, clique
no ENDPOINT do batente da porta de 0,80m conforme o desenho abaixo:
No campo OBJECTS,
clique no botão SELECT OBJECTS, e em seguida selecione todos os
objetos da porta de 0,80m.
No campo
DESTINATION, clique no ícone
do FILE NAME AND PATH, aparecerá uma nova janela, escolha a pasta
onde deseja gravar o bloco (use seu pendrive) e digite o nome do
bloco PORTA080 no campo FILE NAME, clique em SAVE para salvar o
bloco.
Crie os blocos
das outras portas, salve com os nomes PORTA070 e PORTA060.
6-
Inserir os blocos das portas nas posições corretas.
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Para inserir
os blocos nas posições corretas dos desenho, vá ao menu INSERT,
opção BLOCK, aparecerá a tela abaixo:
Clique no Botão
BROWSE..., na nova janela e procure o arquivo da PORTA080 (no seu
pen drive), clique em OPEN.
A janela INSERT
voltará, agora com o nome do bloco escolhido na opção NAME
No campo
INSERTION POINT, selecione SPECIFY ON-SCREEN, esta opção permite que
você coloque o bloco clicando na tela, exatamente onde pretende
inserir a porta.
No campo
SCALE NÃO SELECIONE a opção SPECIFY-ONSCREEN, pois a escala da porta
será 1 em todos os eixos (x,y,z).
No campo
rotation você poderá ajustar a rotação da porta, clicando na opção
SPECIFY ON-SCREEN (depois você precisará indicar na tela com o mouse
a rotação da porta), ou digitando diretamente no campo angle
quantos graus você deseja que o bloco gire em relação à sua posição
original.
Algumas
portas do desenho abrem no sentido contrário ao dos blocos criados,
neste caso coloque a porta invertida e use o comando MIRROR para
espelhar o bloco. Será preciso criar uma linha ligando os dois
batentes para identificar o eixo de simetria do bloco.
Algumas
portas estão em paredes de 0,25m, os batentes das portas serão de
0,25m. Os blocos foram criados com batentes de 0,15, para corrigir,
após inserir o bloco use o comando EXPLODE ("X" ENTER) para
desagrupar o bloco e arrumar o batente.
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