Grupo de Pesquisa em Astroquímica e Astrobiologia - GAA

 Áreas de Pesquisa

 A) Astroquímica experimental

   A área de astroquímica experimental (ou laboratório de astrofísica) é um campo da ciência multidisciplinar que investiga, a partir de experimentos de laboratório, questões acerca da presença, formação e sobrevivência de moléculas em ambientes extraterrestres. Nesses ambientes a maior parte das moléculas encontra-se na fase gasosa (ex. nuvens moleculares, meio interestelar, atmosferas planetárias, etc.) embora uma boa fração também se encontre na fase condensada (ex. poeira interestelar, cometas, etc.). A interação entre a radiação ionizante (fótons, elétrons ou íons) com moléculas, em ambas as fases, disparam processos dissociativos e reações químicas cuja conseqüência é um aumento contínuo da complexidade química nesses ambientes. Por exemplo, a partir do processamento de moléculas simples como N2, H2O, CO, CO2, NH3, CH4 formam-se moléculas orgânicas pré-bióticas tais como a glicina (C2H5NO2) e adenina (C5H5N5), essenciais aos sistemas biológicos conhecidos.

   B) Astrobiologia

    A área de astrobiologia  (ou exobiologia) também é uma campo da ciência bastante multidisciplinar. Nessa área investiga-se questões como a origem da vida no nosso planeta e a possibilidade de vida (microbiana ou nao) fora da Terra. Também são investigados a possibilidade de microorganismos sobreviverem a processos de migração interplanetária conhecido como Panspermia direta. A presença de planetas fora do sistema solar e possibilidade de vida nesses ambientes também é assunto da astrobiologia.

  C) Espectroscopia Molecular e técnicas de análise química.

    A espectroscopia molecular é uma disciplina que visa conhecer melhor algumas propriedades/características moleculares ou ainda permitir a identificação de espécies moleculares individuais numa dada amostra. Das diferentes técnicas investigativas e de análises químicas existentes em nossos experimentos utilizamos: a espectroscopia de massas por tempo de vôo (time-of-fligh mass spectrometry, TOF-MS), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (Fourier transform infrared spectrometry, FTIR) e cromatografia gasosa acoplada a um espectrômetro de massas (gas-chromatografy coupled to mass spectrometry, GC-MS) e ressonância magnética nuclear (nuclear magnetic ressonance RMN).

 

Última atualização em 03/05/2012